Aquíferios
2606 palavras
11 páginas
Aqüiferos: reservatórios da água subterrâneaAquífero(do latim "carregar água") é uma formação geológica do subsolo, constituída por unidades rochosas ou de sedimentos, porosas e permeáveis, que armazena e transmite volumes significativos de água subterrânea passível de ser explorada pela sociedade. Assim, uma litologia só será aquífera se, além de ter seus poros saturados (cheios) de água, permitir a fácil transmissão da água armazenada.
A maioria dos aquíferos desenvolvidos em todo o mundo, com altas vazões consistem de areias e cascalhos inconsolidados encontrados em planícies costeiras; vales aluviais e depósitos glaciais. No Brasil, além destes tipos, também são aquíferos adequados os arenitos, os basaltos fraturados e os calcários com canais formados por dissolução e com fraturas. Em algumas áreas, rocha cristalina fraturada, tal com granito, tem sido perfurada para o suprimento de água, mas as vazões são em geral bem baixas, se comparadas às dos aquíferos da areia e do cascalho.
Um aquífero pode ter extensão de poucos quilômetros quadrados a milhares de quilômetros quadrados, ou pode, também, apresentar espessuras de poucos metros a centenas de metros.
O estudo dos aqüíferos visando a exploração e proteção da água subterrânea constitui um dos objetivos mais importantes da Hidrogeologia.
Aquitarde
Enquanto aquíferos fornecem quantidades significativas de água, aquitardes são formações de baixa permeabilidade, que armazenam água, mas não podem suprir poços de bombeamento. Eles podem, contudo, transmitir água suficiente através de enormes áreas, tornando-se importantes em estudos regionais de suprimento de água. As camadas de argila e de folhelho que separam muitos aquíferos confinados são bons exemplos de aquitardes transmitindo água através de drenança vertical. Eles são tipicamente menos permeáveis em mais de uma a duas ordens de grandeza do que o material geológico do aquífero que eles confinam ou semiconfinam. Em estudos de aquíferos,