marketing
Suila Ribolli Cazarotto*
Graziele Ninbla Scussiato Trentin**
Resumo
O trabalho discorre sobre o desempenho econômico e financeiro após a abertura de capital das companhias Arezzo Indústria e Comércio S.A. e JBS S.A. A Bolsa de Valores do Estado de São Paulo, juntamente com a CVM têm como objetivo a criação e fiscalização de normas e condutas seguidas por empresas que têm a intenção de abrir o capital com o intuito de expandir os seus investimentos. No entanto, o segmento da empresa faz a diferença, pois o momento adequado para investimentos varia de uma companhia para outra, em razão do preço de mercado e alterações na demanda de ações e no segmento de atuação, o que envolve tomada de decisão do gestor frente a esse desafio. Ao final, por meio de análises, comparativos e demonstrações, há resultados significativos que surgem em relação à abertura de capital e à situação do mercado nos períodos comparados. Fica notório como a abertura de capital influencia nos resultados econômicos e financeiros de uma companhia, seja na obtenção de recursos para investimentos no capital de giro, seja para a reestruturação da companhia.
Palavras-chave: Abertura de capital. Indicadores. Desempenho econômico e financeiro.
1 INTRODUÇÃO
Este estudo tem o intuito de avaliar o desempenho econômico e financeiro de empresas com a abertura de capital – IPO. No Brasil, as empresas que abriram capital recentemente puderam perceber as principais vantagens e desvantagens, e para se chegar a esse resultado foi desenvolvido um estudo sobre a empresa, seus recursos disponíveis, suas aquisições futuras e as oscilações possíveis no mercado.
O objetivo deste estudo consiste em fazer uma análise quantitativa e qualitativa de duas sociedades anônimas que fizeram a abertura de capital recentemente, um estudo voltado às ameaças e oportunidades externas e também aos pontos fortes e fracos analisados