AlarmeResidencialepsilon

1699 palavras 7 páginas
Todas as funções de um alarme, tais como monitoração, temporização, chave, controle, etc, podem ser implementadas com microcontroladores. Os temporizadores são circuitos muito usados em projetos de alarmes, sendo importante saber como são controlados e programados no microcontrolador. Neste artigo descreveremos um alarme que utiliza o microcontrolador PIC16F84.
Funcionamento e Circuito
Este circuito usa o microcontrolador PIC16F84 como único circuito integrado para dirigir todas as funções do alarme. São utilizados todos os pinos do microcontrolador. A porta A é configurada como saída para controlar os LEDs indicadores, e a porta B como entrada com exceção do pino B0 (saída). Cinco pinos da porta B monitoram os sensores ou interruptores. Três pinos são dedicados a monitoração das janelas e dois pinos para as portas.
Os pinos dedicados à monitoração das janelas não têm temporização e disparam o alarme automaticamente. Os pinos dedicados às portas têm uma temporização que permite armar (ou desarmar) o alarme na hora de sair ou entrar do local.
Os LEDS 1 a 5 estão associados a cada sensor para apontar qual (ou quais) disparam o alarme. O interruptor S6 habilita ou desabilita o alarme. Este interruptor serve como chave, ou seja, desarma o alarme quando disparado, sendo recomendável deixá-lo em lugar secreto. O pino zero da porta B (LED7) indica quando o alarme disparou e pode ser usado para acionar alguma sirene ou dispositivo de aviso. Quando o circuito é conectado à fonte de alimentação, o alarme está desabilitado. Para habilitá-lo, basta pressionar o interruptor S6 e o LED6 acende. Neste momento, o alarme faz uma leitura de todos os sensores indicando de forma piscante quais estão desativados. Este processo tem uma duração aproximada de 20 segundos. Passado esse tempo, o alarme é ativado e os LEDs deixam de piscar. O LED6 indica quando o alarme está acionado ou desativado. Neste último caso, nenhuma função de monitoração está ativa e o LED6 se apaga.

Relacionados