marketing
I. Introdução;
2. Objetivos;
3. Metodologia;
4. Hipóteses;
5. Resultados;
6. Atitudes em relação a marketing;
7. Teste das hipóteses;
8. Conclusões e implicações.
A micro e pequena empresa industrial: diferenças e similaridades de marketing entre os setores metalúrgico, moveleiro, alimentício e de vestuário
Ivan Dutra
José Augusto Guagliardi
José Paulo Hernandes
Mestre em administração pela FEA-USP; doutorando em marketing pela FEA-USP; professor de marketing na
Universidade Estadual de Londrina (PR)
Professor titular no Departamento de Administração da FEAUSP; consultor de empresas em marketing e pesquisa e marketing
Mestrando em administração pela FEA-USP; supervisor de planejamento e pesquisa de marketing da DPZ - Duailibi Petit e
Zaragoza S.A.
1. INTRODUÇÃO
A base fundamental do sistema capitalista é a economia de mercado, que sem dúvida se alicerça na iniciativa privada. Esta por sua vez é a mola mestra do desenvolvimento dos países que adotam aquele sistema econômico.
É inegável a contribuição que as grandes corporações dão para as economias do mundo ocidental. Entretanto, tem sido reconhecido cada vez mais o papel relevante que as pequenas e médias empresas também têm representado. As pequenas organizações, que podem também ser subsegmentadas em micro e em pequenas empresas, têm uma importância considerável no contexto sócio-econômico do país, não só porque em termos quantitatiRev. Adm. Empr.
vos predominam no setor industrial do país, mas também porque colaboram na redução do desemprego, contribuem significativamente para a formação do produto nacional bruto, ajudam a desconcentração da atividade econômica, além de colaborarem também para a preservação da economia de mercado.
Este artigo - destacado de um estudo explorático
(Dutra, 1982) sobre o relacionamento de variáveis de marketing e o comportamento dos dirigentes de micro e de pequenas empresas - tem a finalidade de mostrar as diferenças e