Tecnico em eletronica
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO - MEC 1
CONTEXTO 3
INTRODUÇÃO 4
PRÉ-REQUISITOS 5 SUGESTÕES PARA ATERRAMENTO 6
SUGESTÕES PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA 7
REQUISITOS RECOMENDÁVEIS PARA A ADEQUAÇÃO DOS LABORATÓRIOS 9
CABEAMENTO LÓGICO 11
Disposição Dos Equipamentos 12
CUIDADOS COM OS EQUIPAMENTOS 13
DEFINIÇÕES DE RECEBIMENTO 14
Instalação / Funcionamento 17
TERMO DE RECEBIMENTO DE EQUIPAMENTOS 21
TERMO DE ACEITAÇÃO E DE FUNCIONAMENTO DO CONJUNTO 23
DEFINIÇÕES GERAIS 25
CONTEXTO
É cada vez mais comum o uso de tecnologia na vida das pessoas, tanto no trabalho quanto no dia-a-dia. Neste ambiente de dependência mundial da tecnologia, a escola pública não pode ser a única organização a ficar à margem do processo de desenvolvimento tecnológico. Além de tudo, a rapidez no acesso à informação é essencial e está sendo viabilizada via redes mundiais de computadores, como por exemplo, a Internet.
Portanto, é vital para a sociedade brasileira que a maioria dos indivíduos saiba operar com as novas tecnologias da informação e valer-se dessas para tomar decisões, se comunicar e progredir. Cabe ao sistema educacional, mormente o público, que está sempre carente de investimentos, formar cidadãos que possam usufruir e servir-se desse novo conhecimento, para tornarem-se profissionais com novas competências. A Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação e Desporto, através do Programa Nacional de Informática na Educação – PROINFO, instituído em abril/97, conforme Portaria MEC nº 522, de 09.04.97, vem interagindo com as Secretarias Estaduais de Educação, com outras entidades públicas e privadas no sentido de mobilizar esforços para a introdução da telemática no processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas dos ensinos fundamental e médio.
O MEC/PROINFO, em parcerias com Universidades, capacitou mais de 1000 professores multiplicadores em cursos de especialização em todas as Unidades da Federação, que hoje se