Técnico em eletrônica
Topologias e Terminologias de Nobreaks
SÃO PAULO 2013
Topologias e Terminologias de Nobreaks
Trabalho apresentado à Faculdade SENAI Anchieta como parte dos requisitos para a obtenção do título de Tecnólogo em Eletrônica Industrial.
Cecilio Cerqueira Amorim
SÃO PAULO 2013
1. INTRODUÇÃO
Atualmente, existem divergências entre as topologias construídas e as terminologias adotadas pelos fabricantes, e essa falta de consenso entre os fabricantes muitas vezes gera dúvidas acerca dos modelos e suas características técnicas. Muitas vezes a aquisição do nobreak se dá de forma equivocada, onde os fabricantes tentam se diferenciar uns dos outros utilizando nomes diferentes para a mesma topologia aplicada, ou muitas vezes, utilizam a mesma terminologia para equipamentos com tecnologias diferentes, o que causa alguma confusão para os compradores. Esse documento foi redigido para apoiar a escolha dos nobreaks de acordo com a construção dos equipamentos, procurando elucidar os diferentes nomes e tipos de equipamento, visando esclarecer as diferenças, limitações e vantagens da utilização de cada topologia construtiva. Após a leitura desse trabalho, espera-se que o leitor tenha uma visão mais crítica a respeito de nobreaks.
2. DESENVOLVIMENTO
Um sistema ininterrupto de alimentação de energia, conhecido com UPS ou nobreak, tem o objetivo de alimentar cargas com missão crítica ou equipamentos que não podem sofrer interrupções súbitas de alimentação. Os diversos tipos de nobreaks para diversas aplicações existentes e que possuem vários níveis de proteção, e para explanar essa variedade, abaixo estão as topologias disponíveis atualmente: Nobreak Offline (Stand by)
É um equipamento utilizado em cargas que devem ser protegidas contra interrupção apenas, durante a presença da rede elétrica, o mesmo fica constantemente em bypass ( uma extensão da entrada de