A pressão dos pais na iniciação esportiva dos filhos
Juliedy Waldow Kupske¹
Osmar Laureano²
Resumo: O presente artigo aborda sobre a importância da pratica esportiva, momento que pode ser usado para lazer e também aprendizagem dos valores sociais e culturais. Enfatizando, na influência positiva e na maioria das vezes negativas, sobre a pressão dos pais na iniciação esportiva dos filhos. Pois na infância é necessário ter um cuidado especial com as crianças atletas, uma vez que, se o esporte for uma atividade forçada, a criança pode se tornar um adulto frustrado e não adotar o hábito da atividade física na sua vida.
Palavras chave: Iniciação esportiva, crianças, pais.
O amplo crescimento da atividade física e a maior compreensão sobre os seus benefícios vem causando uma mobilização ainda maior de jovens, adultos e idosos. Já a criança, que tem apenas a sua família como um grupo social, mais propriamente dito, de confiança, tem esta como um dos principais responsáveis pela sua iniciação na prática esportiva. Os pais optam pela iniciação esportiva com a intenção dos benefícios da atividade para o bem-estar das pessoas no âmbito físico, psicológico, cognitivo, social e moral. Outros porque os jogos podem auxiliar ainda mais na aquisição de valores sociais, para estabelecer um estilo de vida ativo durante a vida. Ou então, como um meio para ensinar às crianças regras, conceitos e expectativas sociais fundamentais.
Em alguns momentos essas atividades são trocadas por treinamentos e competições de alto rendimento, pulando uma grande etapa da fase da criança. Estes pais tem a preocupação de querer ensinar qualquer tipo de esporte, pois tem-se a possibilidade de se ensinar uma prática que o seu filho levará para toda a sua vida. Ensinar as crianças a praticar um esporte, pode, a longo prazo, fornecer auxílios para que estas se tornem mais autônomas e críticas, ressaltado e resgatado os valores educativos que serão ligados à aprendizagem de um esporte e