Marketing
A palestrante abordou o tema “Pesquisa de Mercado Online” e mostrou que é possível obter inúmeros dados e informações na Internet, seja através de pesquisa de Dados Secundários ou até mesmo de Dados Primários.
Ela explicou que antes de iniciar uma pesquisa, é necessário seguir todas as etapas descritas abaixo, afinal o fato de ser online não a torna menos importante que uma pesquisa presencial e, portanto, a mesma deve ser planejada.
Briefing -> Planejamento -> Coleta de Dados -> Análise -> Apresentação -> Divulgação
Ao identificar a necessidade da pesquisa, devemos definir como os dados serão coletados. Na palestra falamos dos seguintes tipos de pesquisa:
Dados Secundários Coleta de informações já existentes e publicadas na Internet, como por exemplo: Classe, Faixa Etária, Distribuição Demográfica, Renda e informações específicas do assunto pesquisado. Tudo isso pode ser achado na Internet em sites como SEBRAE, IBGE, SERASA, dentre outros. Isto significa que nem sempre é necessário falar com o cliente para obter uma resposta. Em muitos casos, as buscas em sites confiáveis da Internet atendem as necessidades.
Focus Group Coleta de informações através de discussões em grupo onde é possível mapear de forma mais profunda o comportamento/opinião do entrevistado. Para seu melhor funcionamento deve ser feito com a utilização de uma Webcam para que seja possível captar expressões e reações dos entrevistados. Este técnica funciona melhor sendo feita presencialmente, porém sua realização de forma online diminui custos de transporte, hospedagem e em alguns casos pode ser concluída de forma mais rápida.
Netnografia Coleta de informações através da análise do comportamento de indivíduos na Internet. A criação de uma comunidade no Facebook onde o foco é trocar ideias sobre um tema específico de pesquisa é um exemplo. Pessoas de diferentes culturas, classes sociais e idades