SISTEMA LINUX
Julio Cesar de Oliveira¹
Elizabeth d’Arrochella Teixeira²
Brasília DF - junho/2014
Resumo: Quando falamos sobre o sistema operacional Linux, podemos logo imaginar um universo estranho e pouco explorado. Porém diferente do que se imagina, existe toda uma estrutura formada no estudo e desenvolvimento de um projeto com décadas de existência. Pesquisas e experimentos são desenvolvidos por uma comunidade quase anônima espalhada pelo mundo inteiro, compartilhando informações e resolvendo problemas de forma que a cada dia se avancem os estudos sobre esse fenômeno chamado “GNU/Linux”.
Introdução
O desenvolvimento de um Sistema Operacional vai muito além de simplesmente colocar no mercado um sistema que possa fazer com que um computador ligue e atenda as reais necessidades do usuário ou empresa.
O suporte dirigido a esse sistema passa por diversas fases antes do seu lançamento, são diversos profissionais trabalhando em função do projeto. Quando profissionais do mundo inteiro se dedicam a um estudo como esse e resolvem compartilhar seu conhecimento, sem fins lucrativos ai surge uma nova concepção de uso dos Sistemas Operacionais “Softwares Livres”.
Palavras chave: Software livre, Unix, Distribuições Linux, GPL, Projeto GNU e Kernel.
1. O Linux (breve histórico)
Segundo Adilson Rodrigues Bonan (2004) o Linux surgiu da união entre o Linus mais o Unix. Linus é o nome do criador do Linux, Linus Torvalds. E Unix, é o nome de um sistema operacional de grande porte, no qual contaremos sua história mais adiante. O nome do mascote Tux (o pinguim do Linux), foi escolhido por votação, pelo próprio Linus. Segundo ele "gostaria de um pinguim cheio, satisfeito por ter comido muitos peixes". O motivo por trás da escolha do Tux como mascote foi uma mordida que Linus levou de um pinguim em um zoológico.
A origem do Unix tem ligação com o sistema operacional Multics, projetado na década de 1960. Esse projeto era realizado pelo Massachusets