Marketing
O que é a Segmentação
Por maior e mais poderosa que seja, nenhuma empresa pode fazer um bom trabalho em todos os mercados e satisfazer todas as suas necessidades. Segmentar o mercado é dividi-lo em grupos com características e interesses semelhantes. É imperativo encontrar um segmento de mercado onde estão os clientes em potencial com necessidades similares àquelas que a empresa deseja e pode atender.
Um segmento de mercado é o resultado desta divisão de um mercado em pequenos grupos. Este processo é derivado do reconhecimento de que o mercado total é frequentemente feito de grupos com necessidades específicas. Em função das semelhanças dos consumidores que compõem cada segmento, eles tendem a responder de forma equivalente a uma determinada estratégia de marketing. Isto é, tendem a ter sentimentos, percepções e comportamento semelhantes.
Marketing de nicho
Designa as estratégias de segmentação concentradas num único segmento. Ao contrário do marketing de massas (que não faz distinção entre os consumidores) e do marketing segmentado (que adapta politicas diferentes por segmento), o marketing concentrado escolhe um segmento e especializa-se no mesmo.
Marketing Local
É o marketing voltado para as características regionais e locais dos consumidores, com programas e produtos preparados sob medidas conforme a necessidade e desejos de grupos de comunidades locais.
Marketing individual
É o processo de direcionamento à consumidores, com intuito de individualizar e personalizar os esforços para cada um deles. Levando em consideração suas próprias características para proporciona-los produtos distintos e específicos.
Reconhece os segmentos que contemplam:
Os diferentes produtos;
As diferentes formas de distribuição;
As diferentes formas de comunicação;
As diferentes embalagens.
Marketing de segmento
Consiste em dividir o mercado num número reduzido de subconjuntos, denominados segmentos, devendo cada segmento ser