Ciclo Biogeoquimíco
CICLO BIOGEOQUÍMICOS
KETILIN MELO DOS SANTOS
KELVIN DA SILVA LIZ
MARIANA BORGES MORAES
YURI PARIZOTTO
LAGES
2014
KETILIN MELO
KELVIN DE LIZ
MARIANA BORGES
YURI PARIZOTTO
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Educação e Gestão Ambiental, do curso de Medicina Veterinária da UNIFACVEST.
Prof. Douglas Daniel da Silva.
LAGES
2014
Introdução.
O ciclo biogeoquímico é o percurso realizado no meio ambiente através de um elemento químico essencial para à vida. O termo ciclo biogeoquímico deriva de um movimento cíclico de elementos que formam os organismos vivos (termo=”bio”) e o ambiente geológico (termo="geo”), onde intervêm as mudanças químicas. Ao longo deste ciclo, cada elemento presente é absorvido e reciclado por componentes bióticos e abióticos da biosfera.
O estudo, tal como a composição deste ciclo, pode ajudar a identificar os potenciais de impactos ambientais que são causados pela introdução de diversas substâncias químicas potencialmente perigosas nos diversos ecossistemas. Os ciclos podem ser classificados em três tipos básicos dependendo da natureza do reservatório abiótico. São eles; Ciclos Gasosos: Possuem o depósito abiótico na atmosfera. Graças a dinâmica deste meio, possuem um eficaz mecanismo de auto regulação, exemplos; Ciclo do Nitrogênio e Ciclo do Oxigênio. Ciclos sedimentares: Possuem o depósito abiótico na crosta terrestre em rochas. Esse tipo de ciclo é mais vulnerável a perturbações externas, pelo fato deste depósito ter um tempo muito elevado de recirculação. Exemplos: Ciclo do Cálcio e Ciclo do Fósforo. Ciclos mistos: Possuem ambos os depósitos (sedimentar e atmosférico). Exemplos: Ciclo da água, ciclo do nitrogênio, ciclo do enxofre e assim sucessivamente.