Marketing
O que é um produto? Quais são suas características e classificação? Como as empresas podem diferenciá-lo? (Cap. 12)
Produto: Tal que pode ser oferecido a um mercado p/satisfazer uma necessidade ou desejo. Pode ser tangível ou não. Entre os produtos estão: bens físicos, serviços, experiências, eventos, pessoal, lugares, propriedades, idéias.
Classificação: De acordo com a durabilidade e tangibilidade:
1 bens não duráveis = bens consumidos tangíveis normalmente consumidos poucas vezes ex: Cerveja, sabão, disponibilizada em vários locais. 2 Bens duráveis = bens tangíveis normalmente usados a mais tempo ex: geladeiras, exigem vendas pessoal. 3 serviços = produtos intangíveis, exigem mais controle de qualidade, credibilidade do fornecedor e adaptabilidade : cortes de cabelo e serviços de reparo.
Classificação dos bens de consumo: Bens de convivência: São aqueles que o consumidor compra com freqüência e com o mínimo de esforço: cigarro, sabonetes. Bens de compra comparados: Compra no momento da analise p/ compra, adequações e qualidade, ex moveis e vestuário. Bens de especialidade: Característica singular ou identificação de marcas Ex: Mercedes. Bens não procurados: São bens que o consumidor não conhece ou normalmente não pensa em comprar ex: seguro de vidas lapides.
Diferenciação: Forma: Muitos produtos podem ser diferenciados em termos de forma: tamanho formato ou estrutura física ex aspirina. Características: Muitos produtos podem ser oferecidos com características variáveis, que completa sua função básica. Qualidade e desempenho: nível de desempenho baixo, médio, alto ou superior, deve se adaptar ao publico que deseja atingir. Qualidade de conformidade: os compradores esperam que os produtos tenham alta qualidade de conformidade, que todas as unidades sejam idênticas. Durabilidade: uma mensuração da vida operacional esperado do produto sob condições naturais ou excepcionais. Confiabilidade: Mensuração da probabilidade e um produto não