Marketing
Professor-Tutor Externo: Edson Baixinski
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (GCO0044) – Prática do Módulo II
03/06/2012
RESUMO
Varejistas, atacadistas e organizações de logística planejam e elaboram suas próprias estratégias de marketing. Assim como qualquer outra empresa, eles precisam buscar a excelência em marketing; do contrario, sofrerão as conseqüência.
Palavras-chave: excelência.
1 INTRODUÇÃO
O varejo inclui todas as atividades relativas á venda de produtos ou serviços diretamente ao consumidor final, para o uso pessoal e não comercial. Um varejista ou uma loja de varejo é qualquer empreendimento comercial cujo faturamento provenha principalmente da venda de pequenos lotes no varejo. Qualquer organização que venda para os consumidores finais seja ela um fabricante, atacadista ou varejista esta fazendo varejo. Não importa como os produtos ou serviços são vendidos (pessoalmente, pelo correio, por telefone, por máquinas de vendas ou pela internet) ou onde eles são vendidos (em uma loja, na rua, na casa do consumidor).
2 DESENVOLVIMENTO
Os Tipos de varejista hoje, os consumidores podem adquirir produtos e serviços em uma ampla variedade de organizações de varejo. O tipo mais conhecido talvez seja a loja de departamentos.
Os tipos de loja de varejo passam por estágios de crescimento e declínio que podem ser descritos como o ciclo de vida do varejo. Um formato de varejo surge, desfruta um período de crescimento acelerado, atinge a maturidade e então declina. As lojas de departamentos levaram 80 anos para atingir a maturidade, ao passo que as lojas de fabrica atingiram a maturidade em dez anos. Os principais tipos de varejista são:
Loja de especialidade: possui linha restrita de produtos.
Loja de departamentos: possui varias linhas de produtos.
Supermercado:operações de auto-serviço relativamente grandes, de