Marketing
[pic]
DO ANALÓGICO AO DIGITAL:
A COMUNICAÇÃO E A INFORMAÇÃO NO FINAL DO MILENIO
Marília Levacov - FABICO - UFRGS
[pic]
Introdução
O impacto da mídia digital está sendo sentido através de um número crescente de atividades comunicacionais e informacionais. Todas as tarefas relacionadas com a manipulação, arquivamento, recuperação e disseminação de informações; todos os tipos de trabalhos que lidam diretamente com dados simbólicos, textuais, numéricos, visuais e auditivos, precisam adequar-se a este novo referencial: o digital.
A conversão de mídias diferentes para a forma digital (e a subseqüente facilidade de manipulá-las) requer o desenvolvimento de modelos alternativos de "escrita" e "leitura" que, a priori, requerem o desenvolvimento de modelos alternativos para os papéis sociais tradicionalmente associados ao texto, isto é, os do autor, leitor, editor e bibliotecário. Estes novos modelos forçam-nos também a repensar o que o texto, a informação, a alfabetização e a comunicação foram, são e podem vir a ser. Revolução ou evolução?
Um grande número de autores tem mencionado que o desenvolvimento, nestas últimas décadas, das tecnologias relacionadas com o computador, nos faz encarar uma nova revolução, tão importante quanto aquela decorrente da introdução dos tipos móveis por Gutenberg. A transição do texto impresso para o eletrônico promete criar uma mudança radical na maneira como acessamos, lemos e entendemos a informação.
Estamos vivendo atualmente no final da Era do Impresso. Existem duas razões para isso: a overdose de informação disponível e as novas tecnologias eletrônicas que aceleram a mudança, criando um novo suporte