Marketing
Qualidade e Operacionalidade – O mercado externo requer das empresas exportadoras técnicas de produção mais desenvolvidas e controle de qualidade mais rigorosos. A aplicação desses instrumentos, automaticamente, será adotada para melhorar a qualidade e operacionalidade dos produtos do comércio doméstico, aumento competitividade, produtividade e lucratividade.
Redução da Instabilidade e Diluição de Risco – Concentrar as atividades comerciais apenas no mercado interno expõe a empresa a riscos de instabilidade decorrentes de eventuais alterações na política econômica nacional, pois dificulta a elaboração de planejamentos de longo prazo, aquisição de nocas tecnologias e a expansão ou modernização industrial. Por essa razão, a destinação de parte da produção ao exterior dilui os riscos comerciais econômicos entre mais de um mercado.
Importação de tecnologia Oculta – quando uma empresa realiza uma venda para o exterior, normalmente é necessário algumas alterações em seu sistema de produção, em seu controle de qualidade, em seu design, etc. Essas modificações podem ser concretizadas a partir de informações técnicas, desenhos industrias, pesquisas de mercado, modelos, moldes, que muitas vezes são fornecidos pelo próprio importador, constituindo-se, indiretamente, numa importação de tecnologia oculta e sem custo. A absorção desse know-how, obviamente será também adotada no mercado interno.
A internacionalização do grupo Bertolini S/A deu-se por meio de exportações a partir de 1986. As exportações eram realizadas por meio de apenas um distribuidor localizado no Oriente