marketing
Aluno: Jeisson Silva Barreto
Marketing: uma ciência arriscada
O marketing em definição é o conjunto de técnicas e métodos destinados ao desenvolvimento das vendas, mediante quatro possibilidades: preço, distribuição, comunicação e produto. Em sentido amplo, é a concepção da política empresarial, na qual o desenvolvimento das vendas desempenha um papel predominante.
Contudo, marketing significa mais que vender, o marketing é um processo com dois sentidos. A venda se apoia em ações de curto prazo. O marketing é uma atividade a médio e longo prazo. O objetivo final é assegurar a obtenção do maior benefício possível. No marketing são aplicados conhecimentos avançados a respeito do conhecimento de mercados e a sondagem de opiniões.
O marketing é uma postura mental, uma atitude, uma forma de conceber as relações de troca. É também uma técnica, um modo específico de executar uma relação de troca (ou seja, identificar, criar, desenvolver e servir a procura). O marketing pretende maximizar o consumo, a satisfação do consumidor, a escolha e a qualidade de vida.
Os objetivos do marketing resumidos são formam apenas um: Atingir de forma positiva o imaginário popular, que consiste na forma em que cada indivíduo olha para aquela determinada marca, a facilidade que lembra daquela imagem que é passada. Se uma pessoa olha para uma imagem e associa com facilidade a marca que foi imposta é um sinal que a campanha de marketing está se saindo de forma positiva.
Em meio toda a ciência extremamente complexa e variável que é o marketing estratégias são tomadas frequentemente na tentativa de acompanhar as constantes mudanças. Muitas vezes essas estratégias são bastante arriscadas. Como foi o caso do achocolatado Nescau que se viu com a necessidade de mudar sua embalagem que era a mesma a bastante tempo, no entanto quando implementou a mudança "positiva" se viu rejeitada pelos seus fiéis consumidores que estavam tão acostumados com a embalagem tradicional. A