Resumo do pensamento de Hobbes.
Hobbes é um contratualista, aqueles filósofos que afirmam que a criação do Estado parte de um contrato. Século XVI- XVIII basicamente. Hobbes pede “conhece-te a ti mesmo”, estamos carregados de preconceitos e o mito do homem ser sociável por natureza nos impede de identificar onde está o conflito e contê-lo.
O individuo vive em um Estado Natural, no qual ele tem o direito a vida, esse direito pressupõe a utilização de todo os meios que forem necessários (inclusive a força) para que esse direito seja exercido e isso que gera o chamado ESTADO DE GUERRA DE TODOS CONTRA TODOS
Não existe Estado, leis, regras.
Os homens não são iguais e sim “tão iguais que”: iguais o bastante para nenhum poder triunfar totalmente sobre o outro.
Todos os homens são maus.
O indivíduo faz o que bem entender
Gera conflitos entre indivíduos
3 principais causas da discórdia entre homens:
Competição – leva os homens a atacar os outros tendo em vista o lucro.
Desconfiança – segurança
Glória – Reputação
Não existe direito de propriedade, ninguém é dono de nada, sou só dono daquilo que consigo manter (porém alguém – mais forte-, a qualquer momento pode tomar isso)
Todo individuo vai agir por si só, sendo assim Hobbes diz que a melhor maneira de se agir é agir de maneira preventiva, eu sei que como não há estado e nem leis e ninguém é dono de nada, a qualquer momento alguém vai querer tirar o que é meu, então, eu ataco antecipadamente. Esse ação vem do pensamento de que o outro também está pensando isso.
ÚNICO OBJETIVO DO INDIVIDUO: GARANTIR O DIREITO A VIDA
Nesse estado de natureza o homem vive sempre com medo (insegurança), então Hobbes pressupõe que os homens, sendo racionais, vão acabar por se unirem e criarem um contrato social que cria o Estado.
Com a criação do Estado, Hobbes diz que, todos os cidadãos vão transferir seu direito natural para o Estado, transferindo então seu direito de uso da força e passando assim, a