Marketing
Fornecer um serviço de má qualidade é a maneira mais fácil de transformar um serviço em uma experiência, pois cria um encontro desagradável. Nos hotéis, por exemplo, o pessoal da recepção interrompe o atendimento aos hóspedes para atender ao telefone. Criar intimidade com o cliente de forma incorreta também pode arruinar uma experiência. Um exemplo são os pilotos de avião ao anunciar informações durante o voo, interrompem clientes que estão lendo, conversando ou cochilando.
Mistura com memorabilidade
Alguns produtos são comprados por conta da lembrança que eles transmitem. Turistas compram cartões postais para evidenciar locais visitados, adolescentes compram camisetas para lembrar um show de rock, etc. As pessoas gastam dezenas de bilhões de dólares todos os anos com esse tipo de produto. São produtos vendidos geralmente com preços bem superiores a itens semelhantes, mas que não representam nenhuma experiência. Se os clientes adquirem esses produtos, sugere que a experiência foi boa, pois querem recordar.
Envolver todos os cinco sentidos
Pode-se evidenciar uma experiência com estímulos sensoriais, ou seja, envolvendo os cinco sentidos, o que a tornará mais memorável. Como por exemplo, cabeleireiros aplicam shampoos e loções não simplesmente porque o estilo exige, mas porque eles acrescentam mais sensações táteis para a experiência do cliente. Da mesma forma, supermercados, com o cheiro da padaria em seus corredores.
Contudo, nem todas as sensações são boas, e algumas combinações não funcionam. Projetistas de Livrarias descobriram que o aroma