Marketing
Disciplina - Tópicos Especiais em Comunicação 1.
Prof. Maurício Tavares.
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
“Publicidade – Deriva de público (do latim Publicus) e designa a qualidade do que é público. Significa o ato de tornar público um fato ou uma idéia. No sentido comercial, seria a divulgação de mensagens por meio de anúncios, com o fim de influenciar o público como consumidor. A palavra publicidade foi registrada pela primeira vez em 1694 no dicionário da Academia Francesa.”
“Propaganda – Deriva de propagar (do latim propagare). Propaganda é definida pela maioria dos dicionários como “propagação de princípios e teorias”. Com esse significado, foi introduzida pela igreja católica, quando o Papa Clemente VIII fundou, em 1597, a Congregação da Propaganda, com o objetivo de propagar a fé católica pelo mundo infiel. No sentido comercial, significa o mesmo que publicidade: é a divulgação de mensagens, por meio de anúncios, com o fim de influenciar o público como consumidor.”
Dicionário de Marketing e Propaganda
Zander Campos da Silva.
“Publicidade – O mesmo que propaganda. Divulgação paga e planejada de mensagens veiculadas em revistas, jornais, televisão e outros meios de comunicação, com o objetivo de persuadir as pessoas a comprar determinado produto ou utilizar determinado serviço. “
Novo Dicionário de Economia
Paulo Sandroni
“Publicidade é a comunicação vista como não paga de informações sobre a organização ou produto, geralmente por alguma forma de mídia. É veiculada como notícia”. Gilbert A. Churchill, Jr.
BRIEFING
São as informações preliminares contendo todas as instruções que o cliente fornece à agência para orientar os seus trabalhos. É baseado nele e completado com as informações de pesquisas que se esboça o planejamento publicitário. Vejamos um exemplo de briefing completo apenas a título de curiosidade. Este não será cobrado em verificações e trabalhos.
Modelo completo:
O PRODUTO OU