marketing
Alguns pólos industriais se destacam na região, a saber, o Pólo Petroquímico da Petrobras, com extração de petróleo e gás natural nos poços de Urucu, em Coari/AM, o Pólo Industrial de Manaus (PIM) e o Pólo de Biotecnologia, também em Manaus. O PIM fabrica a maioria dos produtos eletrodomésticos brasileiros valendo-se de uma política governamental de isenção de impostos. A indústria avançou em muitas cidades da região nas ultimas décadas, mas continua bastante restrita as capitais e algumas poucas cidades não-capitais da região, fazendo com que exista uma distancia elevada no desenvolvimento dos municipios da região, existindo metrópoles e centros regionais ricos e desenvolvidos como Belém, Manaus, Rio Branco, Porto Velho, Marabá entre outros e municípios ainda bastante pobres e com pouca infra-estrutura no interior dos estados.
Principais características da economia do Norte
A economia do norte destaca-se na ee vegetal. Também é importante a produção de alimentos.
Nos últimos anos, houve um grande crescimento da produção de soja e criação de gado bovino no sul da região. Além da soja há produção de outros gêneros agrícolas como, por exemplo: cacau, guaraná, arroz, mandioca, coco e cupuaçu.
Grande parte da indústria da região está instalada na Zona Franca de Manaus. O Pólo Industrial de Manaus reúne mais de 500 indústrias.
Destaque para a exploração de minério de ferro, ouro e cobre na Serra dos Carajás no Estado do Pará. Na Serra do Navio (Amapá) há grande exploração de manganês.
OUTROS DADOS DA ECONOMIA DA REGIÃO NORTE
PIB DA REGIÃO: R$ 223,538 bilhões (ano de 2011)
PIB PER CAPITA: R$