marketing
Em 1971 os irmãos Pedro e Alexandre Grendene Bartelle fundaram a Plásticos Grendene Ltda em Farroupilha (RS).
Atentos às possibilidades do plástico na indústria, iniciaram a fabricação de embalagens plásticas para garrafões de vinho, até então feitos em vime.
Em seguida, iniciou a fabricação de peças em plástico para máquinas e implementos agrícolas. E, na sequência, tornou-se fornecedora de componentes para calçados, sendo pioneira na utilização da poliamida (nylon) como matéria-prima para a fabricação de solados e saltos para calçados.
A primeira sandália surgiu em 1978, chamada Nuar.
Em 1979 lançou a coleção de sandálias plásticas com a marca "Melissa", no estilo aranha, inspirada nos calçados utilizados por pescadores franceses.
A Companhia é detentora de marcas reconhecidas e de sucesso, como Melissa, Grendha, Ilhabela, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte, Grendene Kids e Grendene Baby. Comercializa os seus produtos para o mercado interno e externo e conta com mais de 24 mil funcionários.
Entre seus diferenciais está o conceito “Design com Pessoas para Inovar” que significa poder de conexão entre os profissionais internos e externos, buscando e garantindo resultados extraordinários para os consumidores.
A equipe interna é composta por profissionais das mais diversas formações, o que favorece o intercâmbio e a multiplicação de ideias inovadoras, são arquitetos, engenheiros, economistas, administradores, designers e estilistas de moda que olham não somente para o mercado de calçados, mas para todas as áreas que contribuem para manter a Grendene cada vez mais criativa.
A marca Melissa
Melissa é uma linha de calçados de plástico produzida pela Grendene, que ficaram muito populares no Brasil.
Após um período de estagnação, em 1994 as sandálias Melissa foram relançadas. No período de 1994 a 1998 a marca buscou um reposicionamento no mercado e, no início dos anos 2000, a marca voltou a crescer, ganhando novamente bastante