Natação
Índice
Introdução
Historia da natação (no mundo)
História da natação (em Portugal)
Caraterização da natação
Importância da natação
Crol
Costas
Mariposa
Bruços
Conclusão
Bibliografia
Introdução
A natação tem importância para a saúde de cada ser humano, cada exercício realizado na natação traz um excelente bem estar no corpo e na mente. A natação é tanto uma actividade de competição com uma actividade de passatempo. Esta modalidade tem vários estilos, que irei referir em pormenor mais à frente neste trabalho: estilos mais comuns como o crol e as costas e estilos menos comuns como a mariposa e os bruços.
História da natação (no mundo)
A natação surgiu no início da história do ser humano. No início apenas servia para cumprir as necessidades das populações que residiam juntos ao lagos ou dos rios, era habitualmente usada para pescar debaixo de água e para ser um esconderijo dos animais selvagens.
Alguns séculos depois, na Grécia e no Egipto, a natação começou a ser conhecida como um desporto essencial para o bem esta do corpo, porém ainda não se realizava as competições de hoje em dia.
No seu começo, a natação era considerada fundamental para a formação do jovens e dos soldados, ajudando na sua forma física.
No século XVII, a natação foi conhecida como um deporto saudável, de novo, no Japão. Na Europa, a competição de natação iniciou em 1837 em Londres, a primeira competição internacional realizou-se em 1846 em Sidney. Os Jogos Olímpicos iniciaram-se em 1896 em Atenas, apenas para homens. Era praticada em rios, porém só em 1908 começou-se a praticar em piscinas, onde as condições eram mais favoráveis para esta prática.
História da natação (em Portugal) A primeira escola de natação em Portugal foi fundada na Trafaria em 1902, pelo Ginásio Clube Português.
A origem da Fundação Portuguesa de Natação (FPN) substitui o Ginásio Clube Português em 1906, criou o primeiro