Copa do Mundo
CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CATHARINA SILVA
ELIZANDRA RAYANE DE PAULA
MARIA LILLIAM FERREIRA
RENATA SANTOS
ROSINEIDE MARIA
COPA DO MUNDO
JABOATÃO DOS GUARARAPES
2013
INTRODUÇÃO
O esporte tem assumido um papel importante no Brasil e tem sido discutido através de diversas abordagens, principalmente no que se refere à apropriação que é feita do mesmo enquanto fenômeno social. O futebol no Brasil, dentro do contexto esportivo, é que tem recebido maior atenção. Isso se explica principalmente pela popularidade alcançada por esse esporte no contexto mais amplo da sociedade brasileira. O futebol pode ser visto como integrante importante da cultura brasileira. Damatta (1982), por exemplo, afirma que esse esporte expressa a sociedade brasileira, devendo, portanto, ter seu espaço assegurado.
A preocupação de entender como ocorre a apropriação do futebol tem sido intensamente estudada e se encontram muitos interesses que estão relacionados a ele. Segundo Pires (1998), tais interesses podem ser claramente identificados através de várias abordagens, como a funcionalização, a sociabilização, a ideologização, a mecanização e a espetacularização do esporte. Recortando o esporte, no caso o futebol, através de qualquer uma dessas abordagens, pode-se a chegar uma reflexão crítica em relação a esse fenômeno social, sem, contudo, perder de vista a interpenetração dessas abordagens. Tendo claro que o futebol pode ser visto através de enfoques diferentes, optamos neste artigo abordá-lo através de duas perspectivas: enquanto manifestação cultural e como meio de transmissão ideológica, sendo a mídia o principal canal para essa veiculação ideológica.
COPA DO MUNDO
A mobilidade é o recurso que permite o ir e vir das pessoas. O país sede da Copa deve possuir uma malha rodoviária em boas condições e bem sinalizada. É comum que país receba um grande número de estrangeiros para o evento