marketing
Passo um e dois O mundo vem sofrendo varias transformações no desenvolvimento do trabalho, em todos os âmbitos. Atualmente somente o curso adquirido na formação universitária, não garante a colocação de um profissional, e ate o fato de ter trabalhado por muitos anos em uma mesma empresa, que era considerado um fator importante não e mais levado em consideração no momento da inserção profissional.
Durante alguns anos as organizações veem criando e desenvolvendo conhecimentos e experiências para atender ao novo cenário do mundo globalizado, alinhando as políticas de Recursos Humanos (RH) com a estratégia da empresa, e combinando necessidades individuais das pessoas com as da organização.
Diante deste cenário, onde o mercado de trabalho é competitivo e as organizações buscam cada vez mais pessoas qualificadas, para atender os seus objetivos estratégicos, é que surgiu a necessidade de pensar quais as competências necessárias, que possibilitam ao individuo ingressar e estabelecer-se no mercado de trabalho. Isso acontece através do desenvolvimento das suas qualificações, objetivando atender as necessidades básicas da organização e do seu negócio, para garantir resultados no mercado.
Para concepção do profissional é necessário possuir algumas competências básicas, como: conhecimentos, habilidades, atitudes, interesses, valores e outras características pessoais, que são importantes o desempenho das atividades. Estas competências, muitas vezes, são reconhecidas quando aplicadas no contexto empresarial, caracterizando o perfil profissional do indivíduo e favorecendo no seu desenvolvimento profissional.
Diante desse contexto, surgiu a seguinte indagação: Quais as competências necessárias para obter a inserção no mercado de trabalho?
Os conceitos de 1competências aqui apresentados são direcionados as perspectivas individuais, com o objetivo de conhecer quais as mais exigias pelas organizações.
Nesta perspectiva da competência do indivíduo, Fleury (2000)