marketing
Os aspectos que influenciam o comportamento do consumidor são os fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos.
A cultura é o que mais influencia, pois mostra tudo que foi vivenciado pela pessoa durante a vida, como valores, preferências e gostos.O aspecto cultural inclui ainda, o subcultural que são as características por etnia, religião, nacionalidade, região, idade e também o fator de classe social, que abrange as 8 camadas sociais, que segundo critérios, são organizadas por renda familiar.
Os fatores sociais abrangem os grupos, a família e os papéis sociais, onde os grupos podem ser: de aspiração ou dissociação, onde ele escolhe, pertencer ou não à um grupo; os grupos primários, que pela proximidade, exerce maior influência sobre o consumidor, e por fim os grupos formal e informal, que são os amigos que convivem casualmente.A família tem uma grande influência no comportamento do consumidor, pois nela estão os nossas maiores referências pessoais.
Os papéis sociais vêem o consumidor, em momentos distintos, ser um gerente de banco, um pai de família e nas horas de folga um jogador de futebol.
Nos aspectos pessoais encontram-se detalhes como idade e ciclo de vida, ocupação, situação financeira, estilo de vida, personalidade e auto-análise.
A motivação, percepção, aprendizado, crenças e atitudes, são os principais fatores psicológicos que influenciam o consumidor, onde temos a visão, olfato,tato, audição, paladar além da atenção, retenção de distorção seletiva que influenciam na compra.
Cada um deles pode isolada ou conjuntamente influenciar e determinar em algum momento da vida, a opção entre adquirir ou não um bem ou serviço.
2. Explique, a partir dos conceitos estudados, o que é necessário para fidelizar o consumidor e estabelecer um relacionamento solido entre empresas e clientes.