Marketing
Os conceitos centrais do marketing (necessidades, desejos, procura, produtos, troca, transacções e mercados) estão interligados numa relação causal directa. Esta relação tem como princípio a base da construção da própria fundamentação teórica do marketing.
Dir-se-á que, provavelmente, é necessário fazer o Marketing do próprio Marketing. Não será excessivo caracteriza-lo como uma das grandes marcas civilizacionais do século, associado como está ao desenvolvimento da chamada “sociedade de consumo”.
NECESSIDADES
É o conceito mais básico e inerente ao marketing, pois está relacionado ao entendimento das necessidades humanas. Trata-se de um estado de privação do indivíduo, que inclui as necessidades físicas básicas, sociais e individuais de conhecimento e auto realização.
DESEJOS São as necessidades humanas moldadas pela cultura e pelas características individuais. Os desejos são mutáveis e modificam-se conforme as transformações ocorridas na sociedade. Como lacunas que jamais são preenchidas, o marketing deve dirigir-se para criar novos desejos (produtos) com o objetivo de assegurar a sua própria existência.
PROCURA
As pessoas têm desejos infinitos, mas recursos limitados. Sendo assim, estas desejam e procuram produtos que proporcionem o máximo de satisfação possível em troca do seu dinheiro. Através da capacidade de compra de cada indivíduo, os desejos tornam-se realidades.
PRODUTOS
Necessidades, procuras e desejos humanos sugerem que existem produtos disponíveis para atendê-los. Um produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para satisfazer parcialmente uma necessidade ou desejo. O conceito de produto inclui bens duráveis e não duráveis (tangíveis), serviços (intangíveis), pessoas, lugares, organizações, actividades e idéias. Nesta