Marketing
Para Las Casas (2000), marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades referentes às relações de troca, orientadas para satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar os objetivos a empresa e considerando sempre o ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem estar da sociedade. Ainda diz que é muito importante que se de ênfase ao diferencial desejado, um diferencial é o algo mais que se oferece ao produto. Quanto mais benefícios o produto oferecer, maiores serão suas chances de sucesso, se estiverem atendendo as necessidades do mercado ele diz que o mercado deve ser segmentado após passar por uma análise que visa identificar quais são os segmentos mais interessantes de serem trabalhados.
Marketing, segundo Kotler (2000, p. 24) “é a arte de descobrir oportunidades, desenvolve-las e lucrar com elas”. O processo deve começar tendo-se em mente um público alvo bem definido, possíveis compradores dos produtos da empresa, usuários atuais, pessoas que decidem ou influenciam, indivíduos, grupos, públicos específicos ou público em geral. E feito uma pesquisa “depois de concluída, a empresa deverá mensurar e prever o tamanho, o crescimento e o potencial de cada oportunidade de mercado”. Afirma ainda que são diversas as maneiras utilizadas para identificar os mais variados segmentos de mercado. Uma delas a partir de segmentos por preferência, tendo uma visão em dois fatores de preferência a atratividade global do segmento e os objetivos e recursos da empresa.
De acordo com Cobra (1992) marketing é mais do que uma forma de sentir o mercado e adaptar produtos e serviços. É um compromisso com a busca da melhoria da qualidade de vida das pessoas. Comenta também que o plano de marketing é a base nas quais os outros planos da empresa devem estar montados, define as metas, princípios, procedimentos e métodos que determinam o futuro.E os levantamentos de mercados de compradores ou de