A VINDA DA FAMÍLIA REAL PARA O BRASIL
“MOMENTOS SIGNIFICATIVOS DO CENÁRIO MUNDIAL BRASILEIRO”
CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA – CEAD
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
CHAPADÃO DO CÉU - GOIÁS
2013
GLENYS RODRIGUES DE SOUZA FREITAS
“MOMENTOS SIGNIFICATIVOS DO CENÁRIO MUNDIAL BRASILEIRO”
Trabalho apresentado a disciplina de História, como requisito parcial de avaliação do curso Educação de Jovens e Adultos a Distância..
CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA – CEAD
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
CHAPADÃO DO CÉU - GOIÁS
2013
INTRODUÇÃO
Vinda da Família Real ao Brasil
Antecedentes da Vinda da Família Real ao Brasil
Ocorreram muitas revoltas pela libertação do Brasil, nas quais muitos brasileiros perderam a vida.
Os que morrem achavam que valia a pena sacrificar-se para melhorar a situação do povo brasileiro. Queriam uma vida melhor, não só para eles, mas para todos os brasileiros.
Mas a Independência do Brasil só aconteceu em 1822. E não foi uma separação total, como aconteceu em outros países da América que, ao ficarem independentes, tornaram-se repúblicas governadas por pessoas nascidas no país libertado. O Brasil independente continuou sendo um reino, e seu primeiro imperador foi D. Pedro I, que era filho do rei de Portugal.
Historicamente, o processo da Independência do Brasil ocupou as três primeiras décadas do século XIX e foi marcado pela vinda da família real ao Brasil em 1808 e pelas medidas tomadas no período de D. João. A vinda da família real fez a autonomia brasileira ter mais o aspecto de transição.
O processo da independência foi bastante acelerado pelo que ocorreu em Portugal em 1820. A Revolução do Porto comandada pela burguesia comercial da cidade do Porto, que foi um movimento que tinha características liberais para Portugal, mas, para o Brasil, significava uma recolonização.
O processo de nossa independência acabou em 1822, quando D. Pedro proclamou a Independência, se