espaçamento alface
Flávio Teles da Silva
RESUMO - A alface vem a ser uma das culturas mais conhecidas, entre as hortaliças e seu consumo cresce a cada dia e conseqüentemente seu cultivo. Um dos fatores de campo para que exista uma maior produção, é o arranjo espacial da cultura em função do espaçamento adotado. No presente trabalho, será apresentado cinco espaçamentos na alface, são eles, 0,35x0,20 m; 0,30x0,20 m; 0,25x0,20 m; 0,20x0,20 m ; 0,15x0,20 m, todos cultivados no município de Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba. O delineamento experimental adotado, foi o de blocos inteiramente casualizados, com 5 tratamentos e 6 repetições, totalizando 30 parcelas. O objetivo foi analisar as seguintes variáveis: massa verde da parte aérea (g); massa seca da parte aérea (g); diâmetro médio foliar (m), volume médio das raízes (mℓ.), para verificar a influencia do espaçamento no desenvolvimento da alface, dados estes analisados em laboratório. Os dados obtidos foram analisados com Teste de Bartlett e Shapiro Wilk, em seguida submetidos à análise de variância (ANOVA), todos os testes, analisados através do programa Assistat 7.7 beta. Concluiu-se que o maior espaçamento estudado, apresentou-se como a melhor opção para o cultivo.
Palavras-chave: Alface crespa, espaçamento e Lactuca sativa
INTRODUÇÃO
A alface (Lactuca sativa) pertence à família Asteraceae é a mais popular das hortaliças folhosas e seu consumo ocorre principalmente na forma “in natura”. É uma hortaliça folhosa anual, que floresce em dias longos com temperaturas elevadas e em dias curtos com temperaturas amenas ou baixas, não exigindo um período de frio para o seu florescimento como ocorre com as Brassicáceas (FILGUEIRA, 2000).
Segundo Filgueira (2000), existem diferentes cultivares de alface, que viabilizam ainda mais a cultura para uma produção anual, podendo assim ser cultivada até mesmo na primavera-verão,