produção programada
CENTRO DE CIENCIAS AGRÁRIAS
DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA
DISCIPLINA: OLERICULTURA
PROF: Dr. Francisco Rodrigues Leal
PRODUÇÃO PROGRAMA DE HORTALIÇAS VISANDO UMA RECEITA ESTÁVEL DE UM SALÁRIO MINÍMO EM ÁREA FIXA DE 400 m² COM AS CULTURAS DE ALFACE, CENOURA E QUIABEIRO.
ALUNO: Leonardo José Teixeira da Silva
Teresina-PI, Agosto de 2014.
1. APRESENTAÇÃO
A produção programada vem a ser um planejamento das atividades de produção de um determinado produto a fim de se obter uma quantidade do produto num determinado tempo para que possa atender a demanda do mercado consumidor. Onde consta na elaboração de um projeto produtivo baseado em uma metodologia de escalonar a produção visando o abastecimento continuo de um determinado mercado e aproveitar o máximo de área produtiva disponível para assim plantar uma hortaliça que lhe possa retribuir lucros.
Essa atividade é um empreendimento agrícola, onde pode tornar o agricultor de um microempreendedor a um macroempreendedor e isso dependerá muito de uma produção programada bem elaborada na produção de hortaliças visando assim o máximo de lucro e qualidade do produto.
A elaboração deste projeto é um dos requisitos da disciplina Olericultura ministrada pelo professor Dr. Francisco Rodrigues Leal, tendo como complemento de uma avaliação a criação deste projeto teórico para a produção programada de três hortaliças, visando o atendimento de uma receita estável em uma área fixa de minifúndio.
Neste projeto se encontra informações referente a produção por área, receita, orçamento, renda e o cronograma para a produção do alface, cenoura e quiabo.
2. INTRODUÇÃO
As hortaliças possuem um alto valor nutritivo, principalmente, pelo conteúdo de sais minerais e vitaminas, sendo, portanto, recomendado o seu consumo no cardápio como forma de suprir as necessidades diárias desses elementos. Além disso, o consumo das mesmas facilita a digestão dos alimentos