origem do estado
No entanto, a formação da sociedade e da família são coisas que acontecem ao mesmo tempo, no momento em que nasce a sociedade é o mesmo em que organiza as relações sexuais, não se deve pensar que a família existiu antes da sociedade.
A sociedade inicial, aquela ainda tribal relata por Engels não existia a propriedade privada, a descendência era reservada a mulher, o que denominava se de matriarcado, não sendo de preponderância, das mesmas em referencia aos homens, porque isso de fato não aconteceu apenas à relação matriarcal porque não existia ainda uma forma determinada de monogamia.
Quando surgiu então à propriedade privada, tudo começou com a criação de gado, o homem que era caçador passou ser dono de rebanhos, com a criação de gado passou ser também dono da propriedade privada.
Possibilitou naturalmente a concentração de riquezas, com a concentração das mesmas, afirma também a descendência paterna ou patriarcado, a sucessão de herança do pai para o filho.
Com o desenvolvimento da economia começam surgir às classes sociais, entretanto, Engels reflete que o Estado nem sempre existiu desde sempre, sociedades que existiram antes do Estado, como por exemplo, comunidades tribais indígenas entre outras.
O Estado torna uma necessidade a partir de um determinado grau de desenvolvimento econômico, que está necessariamente ligado ao poder político, isso significa que o Estado é o resultado das lutas de classes sociais. O Estado é exatamente produto desse mecanismo produtivo.
O Estado nasce então quando surgem as classes e com elas naturalmente as lutas de classes, essencialmente por esse motivo que nasce a necessidade do Estado.
A classe que detém a