Sistemas
Instituto Federal do Rio Grande do Sul
Curso Técnico em Automação Industrial
Trabalho de Sistemas de Automação
Este trabalho foi proposto com o objetivo de controlar o pH de uma mistura, por meio de soluções ácidas e básicas. Essas soluções são controladas através de duas válvulas do tipo solenóide, e um misturador acionado através de um motor monofásico.
O acionamento das válvulas deve ser possível de duas maneiras, por modo manual e por modo automático, isto é, definido através de uma chave seletora (manauto). Além disso, as válvulas de solução ácida e básica não devem ser acionadas simultaneamente.
A partir dessas características obrigatórias no sistema, foi feita uma programação, esta programação segue o funcionamento das próximas páginas.
Componentes:
2
Modo manual:
Inicialmente, a chave manauto precisa ser acionada, alternando do estado de controle automático para o estado de controle manual.
Os botões LigaV1 e LigaV2 são usados para acionar saídas fictícias, umas vez que não se pode usar saídas iguais em uma programação, essas saídas são Liga1_Val1 e
Liga1_Val2.
Tanto a Valvula1 como a Valvula2 são acionadas a partir de Liga1_Val1 e Liga1_Val2.
Porém, há um intertravamento, caso alguma das válvulas já estiver ligada, a outra é bloqueada. Além disso, foram usados o botões LigaV2 em 0001 e LigaV1 em 0004 para, em caso de troca de válvula, a retenção não bloquear o comando.
Lucas Costa (11050094), Joana Lima (11050091); Estudantes da turma 3E.
08/05/2014 – 1º bimestre
3
Modo Automático:
Quando o circuito está energizado, seu modo de controle atual é automático, usando a chave Manauto.
Quando o sensor na bacia detectar um índice de pH alto, sua chave PHaltoirá acionar, ativando Liga2_Val1, que por sua vez irá ativar a Valvula1, liberando a substância ácida.
Como nunca o sensor irá detectar pH alto e baixo ao mesmo tempo, não houve necessidade de usar suas respectivas chaves para bloquear o funcionamento de outra.