5115351

596 palavras 3 páginas
RELATÓRIO DE AULA LABORATORIAL
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Fenômenos de Transporte
Professor:

Medida de vazão pelo método direto.

Agosto - 2013
UBERLÂNDIA – MG
1) INTRODUÇÃO

1.1. Objetivo

Determinar o fluxo médio de vazão da água pelo método direto.

1.2. Revisão Teórica Vazão é o volume de determinado fluido que passa por uma determinada seção de um conduto por uma unidade de tempo. Ou seja, vazão é a rapidez com a qual um volume escoa de acordo com a quantidade de material transportado através de uma tubulação, por unidade de tempo.
.

2) PARTE EXPERIMENTAL

2.1. Equipamentos e Materiais Necessários

 Bancada de mecânica dos fluidos;
 Reservatório;
 Bomba 1;
 Registros nas posições 90° (totalmente aberto) e 45° (parcialmente aberto);
 Fluido (Água);
 Piezometro ( Fica ao lado do reservatório d’água que serve para medir a quantidade de volume do fluido (água) que estávamos analisando.
 Chave liga e desliga;
 Cronômetro (relógio)
 Régua
 Material de anotações.

2.2. Procedimento

1 – Utilizamos a bancada de mecânica dos fluidos para fazermos esta experiência, onde fizemos 05 (cinco) medições do mesmo fluido (água) com diferentes tempos para a posição (A), onde deixávamos os reservatório encher de água por um determinado tempo e desligava-se o cronômetro. Esse procedimento foi repetido por 05 (cinco) vezes sendo que o registro estava totalmente aberto (90°).

Para a posição (C), adotamos o mesmo procedimento que na posição anterior, porém o registro estava parcialmente aberto (45°).
Para esta experiência mantemos o volume fixo e variamos o tempo, onde mostra na tabela dos resultados obtidos. Para evitarmos as bolhas, entrada de ar que ocorria ao esvaziar o reservatório prejudicando a precisão nas medidas, adotamos o seguinte procedimento:
O piezômetro media de 0 a 165 mm, e nós deixamos 50mm de água no piezômetro para evitar

Relacionados

  • Topografia
    1097 palavras | 5 páginas