horticultura
A alface é uma planta típica de países que apresentam temperaturas mais amenas. Sendo a principal hortaliça do consumidor brasileiro, pesquisas com melhoramento genético e cultivo em ambiente protegido possibilitaram seu cultivo em todas as épocas do ano, ampliando a oferta no mercado em épocas de escassez e possibilidade de obtenção de melhor preço. (HOFFMANN et al., 1992; RODRIGUES et al., 1997).
Dentro do cultivo protegido, a hidroponia é um sistema de produção intensificada e muito adotada para a produção de alface, devido ao curto ciclo de produção (45-60 dias) e à fácil aceitação no mercado.
Para o cultivo da alface em hidroponia, a técnica do filme nutriente (NFT) é a mais utilizada, porém pesquisas com substratos foram desenvolvidas por vários pesquisadores, utilizando a fertirrigação, caracterizando que essa técnica simplifica o manejo nutricional e minimiza os gastos com energia elétrica; no entanto, a comercialização de plantas inteiras com as raízes é prejudicada, sendo minimizada com uso de substrato à base de areia. (ANDRIOLO,. 2004)
O fornecimento de CO2, em períodos do dia em que os vegetais são mais ávidos pelo gás, propicia significativo aumento de produtividade, de precocidade e de qualidade do produto colhido. Estima-se que no cultivo hidropônico pode ter um aumento de mais ou menos 20% em relação a produção em cultivo convencional(solo).
O objetivo desse presente trabalho foi realizar a produção de alface crespa, VERA (SAKATA) em cultivo hidropônico.
DESENVOLVIMENTO
O consumo de hortaliças tem aumentado não só pelo crescente aumento da população, mas também pela tendência de mudança no hábito alimentar do consumidor, tornando-se inevitável a necessidade do aumento da produção para suprir essa demanda. Por outro lado, o consumidor de hortaliça tem se tornado mais exigente, havendo necessidade de produzi-la em quantidade e com qualidade, bem como manter o seu fornecimento o ano todo.
Devido a