A Vinda da Família Real para o Brasil
Procuro neste trabalho apresentar uma síntese sobre a vinda da família real para o Brasil a chegada a Salvador, a ida para o Rio de Janeiro, a administração de D.João, algumas de suas ações, a elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal, a volta de D.João a Portugal, a regência de D.Pedro e a proclamação da independência.
Tudo começou na Europa
Napoleão dominava quase todos os países do continente europeu quando, em 1806, proibiu que fizessem qualquer tipo de comércio com a Inglaterra, tentando arruiná-la economicamente, essa proibição ficou conhecida como Bloqueio Continental.
Portugal por depender economicamente da Inglaterra, não acatou o bloqueio continental, como conseqüência, as tropas napoleônicas invadiram o país, em novembro de 1807.
A vinda da Família Real para o Brasil
A família real, sua corte e inúmeros funcionários da Coroa abandonaram o país. Escoltados pela marinha inglesa, dirigiram-se à sua colônia sul-americana, que passou a ser a sede administrativa do império.
O povo português ficou à mercê dos invasores e iniciou a resistência. Obtendo o apoio inglês, anos mais tarde, após o desgaste das tropas de napoleônicas nas guerras européias, acabou expulsando o exercito napoleônico do Reino.
A vinda das elites portuguesas implicou a instalação, na colônia, de estruturas políticas e diversas instituições metropolitanas.
Portugal perdia autonomia enquanto a colônia americana tornava-se o eixo de Império, ganhando contornos de reino, e sendo chamada, anos depois, de reino do Brasil.
D.João e a Família Real chegam a Salvador
Em 22 de janeiro de 1808, a frota que trazia a família real portuguesa chegou a Salvador.
Após alguns dias em Salvador, D.João decretou a abertura dos portos coloniais brasileiros às nações amigas.
Selando o pacto colonial entre colônia e metrópole, a abertura dos portos foi um importante passo no processo de independência política do Brasil. Por