pessoas são recursos
Centro de educação a distância
Curso de BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Pólo de Coari
GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO
COARI – AM
2013
RAILEY CORDEIRO DA SILVA SOUZA – 21109717
GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO
Trabalho solicitado pela Professora Msc. Ana Flávia de Moraes Moraes, na disciplina Gestão de Pessoas no Setor Público, para obtenção de nota referente ao módulo V do curso de Bacharelado em Administração Pública.
COARI – AM
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
As exigências de mercado estão em permanente mutação, motivada pela constante evolução de novas realidades, cada vez mais exigentes, competitivas e globalizadas, traçadas por cidadãos multifacetados, cada vez mais informados e conscientes dos seus direitos, que impõem fatores cada vez mais sutis de demarcação dos produtos e serviços.
Estas imposições, por sua vez, têm vindo a contribuir para a necessidade das organizações se empenharem, em sucessivos esforços de inovação e adaptação contínua do posicionamento tradicional da sua oferta, tornando-a mais adequada às necessidades e expectativas dos seus clientes e mediante isso a administração pública vem atentando cada vez mais para a renovação de seus recursos da qualificação de seus recursos humanos.
1. PESSOAS SÃO RECURSOS?
De acordo com o texto a Administração de Recursos Humanos em segunda fase (que vai de 1950 a 1990) passaria a possuir uma visão mais dinâmica, assinalada pela intensificação do fenômeno da industrialização. Contudo, nessa fase, as pessoas seriam ainda vistas como “recursos”, o que as caracterizava como o único recurso vivo e dinâmico dentro das empresas.
Neste âmbito, Mendes (2006), nos nossos dias, às organizações para conseguirem sobreviver é a aposta na qualidade, cujo papel parece ser cada vez mais crucial para o seu sucesso,