marketing
Marcilene. IN: QUEIROZ, Odaléia Telles. Turismo e ambiente – temas emergentes. Campinas, SP. Ed.
Alínea. 2006.
Introdução
Meio físico: conjunto de elementos naturais (formas de relevo, solos, rochas, rios, clima, vegetação e fauna), os quais interagem de maneira integrada, mediante processos físicos, químicos e biológicos, definindo o equilíbrio dinâmico do ambiente.
Introdução
Levantamento de dados + geração de novos dados = elaboração de mapas temáticos (geológico, geomorfológico, de solos, etc) – análise e interpretação resultam na caracterização do meio físico de determinada área.
Caracterização do meio físico: permite definir a complexidade, fragilidade e dinâmica da área em estudo.
Introdução
Planejamento turístico: a caracterização ambiental é fundamental, pois promove a ordenação das ações do homem sobre o território e antecipa os efeitos da exploração dos recursos naturais.
Recursos do meio físico (recursos naturais) são parte dos recursos turísticos juntamente com os recursos econômicos e culturais.
Recursos turísticos
Recursos econômicos: sítios industriais ou tecnologias / Rede de comunicação Recursos naturais: hidrografia, relevo, paisagem, flora, fauna, clima, tipos de rocha Recursos culturais: patrimônio arquitetônico, história e tradição, patrimônio artístico
Introdução
Turismo ambiental: pode causar impactos positivos e/ ou negativos ao ambiente – daí a importância do planejamento turístico, especialmente para a previsão, prevenção e controle de impactos negativos.
Procedimentos recomendados aos profissionais do
Turismo para a caracterização do meio físico*, para indicar os procedimentos para se obter as informações existentes sobre o meio físico brasileiro, selecionar, organizar e interpretar as mesmas, de modo