Marketing
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
RESUMO DO ARTIGO:
ORGANIZAÇÕES INTENSIVAS DO CONHECIMENTO E SUA
RELAÇÃO COM AS ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Fundamento de Marketing
Professor: Euclides Scheid
Aluno: Fabiano Rodrigo Kalkmann
Lajeado, 01 de Julho de 2013.
2
1. INTRODUÇÃO
O desenvolvimento das estratégias de marketing são realizadas quando a organização ingressa em um determinado mercado, num processo de expansão, relacionando-se com o conceito de propagação desse conhecimento obtido através das análises nos aspectos tangíveis e intangíveis, de modo que o consumidor final visualize valores na marca, na propaganda e ou no próprio produto.
É defendido entre vários autores que, o termo “conhecimento” é uma commodity, um objeto a ser criado, pode ser comparado, possuído ou vendido (SPENDER, 2001). Ao contrário das commodities convencionais, o conhecimento aumenta quando compartilhado. Desta forma podemos afirmar que, o conhecimento é um ativo gerador de riqueza pessoal ou organizacional. O capital não é o único recuso a ser gerenciado e alocado pelo gestor, a satisfação do consumidor pode incrementar o valor de mercado. Desta forma se faz necessário, existir um conjunto de recursos aliados ao negócio e à estratégia da organização, sendo este, utilizado para analisar e melhorar a eficiência da organização em suas estratégias de marketing.
Neste artigo está sendo abordado o desenvolvimento de uma análise eficiente das estratégias de marketing, baseando-se no conceito de organizações intensivas do conhecimento, onde está apresentada na forma de um ensaio teórico, uma explanação superficial do tema, sem o objetivo de conclusões práticas sobre o assunto.
3
2. ORGANIZAÇÕES INTENSIVAS DO CONHECIMENTO
A expressão “Organizações intensivas do conhecimento” (OIC) refere-se às organizações que utilizam constantemente os ativos intangíveis, por exemplo, o