marketing
Turma: 10
EMPREENDEDORISMO DE HENRY FORD
Professor: Fabrício Perez Ferreira
Disciplina: Empreendedorismo
Pelotas, 04 de Abril de 2013.
HENRY FORD (1863-1947)
Henry Ford foi um importante engenheiro americano. Nasceu em 30 de julho de 1863, na cidade norte-americana de Springwells. Faleceu em 7 de abril de 1947, na cidade de Dearborn. Produziu seu primeiro automóvel em 1892.
Foi um empreendedor estadunidense, fundador da Ford Motor Company e o primeiro empresário a aplicar a montagem em série de forma a produzir em massa automóveis em menor tempo e a um menor custo, além de ter sido o responsável pela popularização do automóvel como meio de transporte. Desde cedo demonstrou habilidades para invenção, particularmente na mecânica, tinha uma ardente curiosidade de ver como as coisas funcionavam mecanicamente.
Para Henry Ford o ciclo de produção começava com o cliente: achava que a mercadoria deveria ser antes de tudo ajustada de forma a atender o maior número possível de consumidores em qualidade e preço, e consequentemente o número de clientes tenderia a aumentar continuamente conforme o preço do artigo fosse caindo. Ao mesmo tempo, pelo pagamento de um salário substancial para aqueles que trabalhavam com a produção e a distribuição, o poder de compra aumentaria .
Ford fez planos nos quais suas fábricas se auto manteriam, evitando o lucro de intermediários. Com o tempo, elas tinham suas próprias minas de ferro e carvão e fontes de madeira, suas próprias estradas de ferro e uma grande esquadra de barcos a vapor, tanto de uso marítimo como lacustre. Importante é dizer que todos operavam segundo os princípios dos relevantes salários, alta produção e baixos custos. A economia em todos os setores era a regra predominante: todo o desperdício de madeira tinha destino até a destilaria de madeira, todo o refugo era convertido, todas as sobras das fornalhas iam para a fábrica de cimento. Como os negócios se