Treinamento Transformadores
1. GENERALIDADES
Os transformadores fazem parte de um conjunto maior de equipamentos, que são as máquinas elétricas.
As máquinas elétricas são equipamentos dotados de circuitos magneticamente acoplados. Subdividem-se em máquinas girantes e não girantes ou estáticas.
O transformador é uma máquina estática.
DEFINIÇÃO: Máquina elétrica estática destinada a transformar níveis de grandezas elétricas, visando tão somente adequá-las às melhores condições de fornecimento e/ou utilização.
2. TRANSMISSÃO DE ENERGIA
Em um sistema elétrico o equipamento de geração é normalmente localizado a alguma distância dos postos de consumo. Conseqüentemente, é necessário transmitir a energia dos locais onde a potência é produzida até os pontos onde ela é utilizada. A energia é transferida da geração para a carga por meio de linhas de transmissão e de distribuição. Em qualquer dos casos o problema é transferir energia elétrica, confiável e economicamente, de um lugar a outro.
Você sabe por que se eleva ou baixa a tensão de um sistema elétrico?
A figura da esquerda ilustra um sistema elétrico hipotético, para transmissão de uma potência de 1.000MW na tensão de 13.8kV, a uma distância de 20km. Nessa situação, as
perdas de transmissão seriam enormes, tornando a operação desse sistema inviável sob o ponto de vista técnico e econômico.
A outra figura ilustra um sistema elétrico onde a transmissão é efetuada em 230kV, com a inclusão de um transformador elevador no início da LT. Nesse caso, as perdas de transmissão seriam bastante reduzidas, viabilizando a operação.
3. INTRODUÇÃO / PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO
Um sistema de corrente alternada opera, em cada uma de suas partes, com a tensão mais conveniente, tanto do ponto de vista técnico quanto do econômico, conforme já descrito. Assim tensões entre 13,8kV e 25kV na geração, entre 138kV e 765kV na transmissão, entre 3,8kV e 34,5kV na distribuição, etc.
Esta enorme flexibilidade