Marketing
Fonte: Pesquisa de Marketing, FauzeN.Mattar, volume 1, capítulo 1, Editora Atlas, SP, 2008.
Marketing sem informação é como dar um tiro sem usar a mira. Mesmo com grande esforço, fica difícil atingir o objetivo. (Ricardo Gioia)
As contínuas e aceleradas mudanças nos ambientes social, tecnológico, cultural, demográfico, político, legal, concorrencial, governamental e psicológico que caracterizam o macroambiente de marketing da empresa moderna, associadas às contínuas mudanças internas nas empresas por ganhos e perdas de capacitações, aquisições, fusões, incorporações e vendas, mudanças organizacionais, alterações nas estratégias e nas políticas, disponibilidade ou não de recursos de vários tipos, dificuldades momentâneas etc., fazem com que a tarefa da administração se torne extremamente complexa e arriscada, notadamente a administração de marketing que está voltada prioritariamente para esse complexo e mutante ambiente externo.
Uma das formas mais importantes de reduzir o risco da administração de marketing é dispor do máximo de conhecimento e compreensão do comportamento das inúmeras variáveis externas e internas à empresa ( o objetivo é a redução do risco e não a sua eliminação, pois o risco faz parte da atividade empresarial). Desta forma, entender o comportamento do mercadoconsumidor é algoquetodas as organizaçõesdesejamalcançar. Assim, seriapossívelaumentar as vendas, atrairnovosconsumidores e fidelizarosclientesativos das mesmas.Sabe-se queo maiormeio de satisfazer e manterclientes é conhecer omáximopossívelsobreseuperfil, características, necessidades, desejos, hábitos de compra, etc…
Para se ter conhecimento e compreensão desses importantes aspectos são necessários a disponibilidade da informação e o seu uso correto. Muitas vezes a empresa dispõe de grande quantidade de informações, mas irrelevantes e (ou) de baixa qualidade, comprometendo todo o seu processo de marketing. Outras vezes, a empresa dispõe de