Marketing
Marketing ambiental, ou Marketing verde é a estratégia de marketing voltada ao processo de venda de produtos e serviços que são baseados em seus benefícios ao meio ambiente. É a estratégia de vinculação da marca, produto ou serviço a uma imagem ecologicamente consciente, uma empresa que faz sua parte perante a sociedade, é uma empresa que busca contribuir com a sustentabilidade.
Segundo conceitos de Philip Kotler, o maior especialista no assunto, a gestão de Marketing já teve três diferentes focos. No início, o chamado Marketing 1.0 era voltado somente para o desenvolvimento do produto. A evolução veio com o Marketing 2.0, quando as necessidades dos clientes também passaram a ser levadas em conta. Hoje vivemos a era do Marketing 3.0, orientado a agregar valores.
Marketing verde vai muito além de meras frases de efeito publicitário. É necessário que as empresas realmente adotem práticas de gestão comprometidas, de fato com a Sustentabilidade e a preservação do Meio Ambiente.
A busca atual é pela diferenciação. Os esforços de Marketing são centrados na criação de características benéficas a serem percebidas como valor significativo pelos consumidores, motivando-os, assim, a optar pelo produto ou serviço. A estratégia para alcançar esse fim abrange diferentes etapas como a criação, a comunicação, a venda e a pós-venda.
Para o marketing verde ser eficaz, as empresas precisam saber aplicar os três princípios básicos de uma estratégia eficaz: Ser verdadeiro, educar os seus clientes, colaboradores e proporcionar-lhes participação efetiva.
É a partir deste princípio que nasce o Marketing Verde. O termo refere-se aos instrumentos mercadológicos utilizados para se criar um produto ou serviço que seja ambientalmente correto, ou seja, que contribua para a sustentabilidade dos ecossistemas do planeta e dos recursos naturais necessários, tendo como consequência a diminuição de impactos