Marketing
Características e classificação dos produtos.
Um produto é tudo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou um desejo.
Níveis de produtos - a hierarquia de valor para o cliente.
Ao planejar sua oferta de mercado, o profissional de marketing precisa pensar em cinco níveis de produto, cada nível agrega mais valor para o cliente.
O primeiro nível é o Benefício Central que é o benefício ou serviço fundamental que o cliente está realmente comprando.
No Segundo nível, o profissional de marketing deve transformar o benefício central em um produto básico.
No terceiro nível, o profissional de marketing prepara um produto esperado, uma série de atributos e condições que os compradores normalmente esperam ao comprar tal produto.
No quarto nível, o profissional de marketing prepara um produto ampliado, que excede as expectativas do cliente. Que excede as expectativas do cliente.
A diferenciação surge a partir da ampliação do produto, que é o leva o profissional de marketing a examinar o sistema de consumo: a maneira como o usuário desempenha as tarefas de obter, usar, adaptar e descartar o produto.
No quinto nível está o produto potencial, que abrange todas as ampliações e transformações a que o produto deve ser submetido no futuro.
Durabilidade e Tangibilidade.
Os produtos podem ser classificados em três grupos, de acordo com a durabilidade e tagibilidade:
1- Bens não duráveis - São bens tangíveis normalmente consumidos ou usados uma ou poucas vezes, como cerveja e sabão. Como são consumidores rapidamente e compradores com frequência, a estratégia apropriada é torná-los disponíveis em vários locais.
2- Bens duráveis - São bens tangíveis normalmente usados durante determinados períodos, como geladeiras, ferramentas e vestuário.
3- Serviços - São produtos intangíveis, inseparáveis, variáveis e perecíveis. Exigem mais controle de qualidade, credibilidade do fornecedor e adaptabilidade.