Marketing
A direção é a função administrativa que se refere às relações interpessoais dos administradores com seus subordinados. Ela trata basicamente de relações humanas.
Para dirigir os subordinados o administrador em qualquer nível da organização no qual esteja inserido e preciso comunicar, liderar, e motivar. A maior parte do tempo do administrador é aplicada em comunicação liderança e motivação de pessoas.
A função direção no nível institucional da empresa é a responsável pela condução e pela orientação da ação empresarial por meio da dinamização das atividades realizadas em todas as áreas e níveis da empresa.
É uma função predominante voltada para o desempenho das pessoas, pois as pessoas são recursos que vivificam os demais recursos empresariais.
Estilos de direção:
Os estilos de direção dependem das suposições dos administradores a respeito do comportamento humano dentro da empresa. McGregor distingue duas concepções opostas de estilos de direção, baseadas em concepções antagônicas acerca da natureza humana. Existem dois estilos básicos de direção como dois extremos de um continuum: O estilo da teoria X e o estilo da teoria Y
A teoria X:
Baseiam-se algumas concepções e premissas incorretas e distorcidas sobre a natureza humana.
A teoria X representa o estilo de direção definido pela Administração Cientifica de Taylor, pela teoria Clássica de Fayol e pela teoria da Burocracia de Weber, em diferentes estágios da teoria Administrativa. Significa um abitola mento da iniciativa individual, aprisionamento da criatividade do individuo, estreitamento da atividade profissional por meio do método preestabelecido e da rotina de trabalho. Em outros termos, a teoria X leva as pessoas a fazerem exatamente o que a organização deseja, independentemente de suas opiniões ou seu objetivos pessoais.
Quando um Administrador impõe arbitrariamente e de cima para baixo um esquema de trabalho e passa a controlar extremamente o comportamento de trabalho de seus