As funções do gestor pedagogico
UNIFEMM - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SETE LAGOAS
Unidade Acadêmica de Ensino de Filosofia, Ciências e Letras - UEFI
Curso de Pedagogia
Artigo apresentado à disciplina de estágio em gestão educacional do 4º ano do curso de pedagogia da Unidade Acadêmica de Ensino de Filosofia, Ciências e Letras – UEFI - UNIFEMM Centro universitário de Sete Lagoas- Fundação Educacional Monsenhor Messias.
SETE LAGOAS
2008
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MONSENHOR MESSIAS
UNIFEMM - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SETE LAGOAS
Unidade Acadêmica de Ensino de Filosofia, Ciências e Letras - UEFI
Curso de Pedagogia
Reflexão Sobre as Funções e Ações do Gestor Pedagógico
SETE LAGOAS
2008
Introdução:
Este artigo propõe a reflexão sobre as funções e ações do Gestor Pedagógico dentro de uma Instituição escolar, visto que, normalmente, nós direcionarmos o nosso olhar para a ação e “qualidade” de atuação dos mesmos, nos ambientes escolares. No entanto, nem sabemos na integra qual é esta função/ação.
Desenvolvimento: Sabemos que no ambiente escolar o gestor pedagógico exerce inúmeras funções no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, como: - orientar; - planejar; - preparar material para ser utilizado por professores; - discussões sobre projetos em desenvolvimentos; - questões sobre avaliação, currículo, elaboração de matérias; - decisões sobre atividades extras classe(visita a museu, trabalho de campo, cinema), etc.; - programação para datas comemorativas e eventos; - reuniões com professores, pais, alunos e direção; - etc.
Diante de tantas funções conferidas a ele, muitas vezes, as suas atribuições acabam se limitando ao planejamento e solução dos problemas do dia e, muitas vezes condicionadas à vontade do profissional. Este fato se deve, em muitos momentos, às questões de indisciplina entre os alunos,