Marketing é ciência?
A prática do marketing exige uma visão acurada de mercado, uma proximidade com a realidade histórica do momento vivido, de modo que a empresa possa explorar as oportunidades apresentadas nos diferentes contextos vividos pelos países.
Em contrapartida, exige um controle rígido das variáveis internas das empresas, de modo a permitir adaptações da máquina empresarial, ajustando-se às mudanças externas, ou melhor, antecipando-se à elas, em outras palavras, exige eficácia gerencial.
Mas, marketing não é uma cura para todos os males, e também não é a solução para todos os problemas empresariais, há muito a ser feito por uma empresa que deseja obter resultados com a prática do marketing.
É necessário um investimento considerável, que trará resultados em longo prazo, é necessário um compromisso sério com os resultados desejados, e não é algo que se faça da noite para o dia, ou eventualmente, em uma campanha isolada de mídia, é necessário planejamento e integração das atividades, em busca desses resultados.
Pode-se dizer que há dois caminhos lógicos para que as empresas obtenham sucesso em suas atividades:
A primeira opção é descobrir como fabricar um produto ou prestar um serviço, e posteriormente tentar convencer o consumidor a comprar esse produto ou serviço.
A segunda opção é descobrir o que os consumidores estão dispostos a consumir, e então lhes oferecer exatamente esses produtos ou serviços.
O empresário deve ser coerente para decidir qual dessas duas opções é a mais segura, da escolha depende desde a simples sobrevivência, ou o sucesso.