Marketing E Logistica
1 - INTRODUÇÃO
Na década de 50, uma série de empresas bem sucedidas formulou e adotou o conceito de marketing – dentre elas a General Eletric, Procter & Ghamble, IBM, McSonald’s, Quaker. General Foods, United Airlines e Whirlpool Coorporation. O conceito de marketing é a “filosofia da administração de marketing que parte do princípio de que atingir as metas organizacionais depende da determinação das necessidades e desejos de mercados alvo e proporcionar a satisfação desejada com maior eficiência e eficácia do que os concorrentes”. Em outras palavras, quem manda é o cliente!
Como parte do esforço de marketing, a logística desempenha um papel chave na satisfação dos clientes da empresa e na lucratividade da empresa como um todo. A satisfação do cliente envolve a maximização da utilidade de lugar e momento para fornecedores, intermediários e consumidores finais. A capacidade da logística em proporcionar serviço ao cliente, junto à capacidade de marketing em gerar e completar o ciclo de vendas, cria um nível aceitável de satisfação do cliente que possa levar a uma vantagem diferencial no mercado. Um esforço integrado exige que a empresa coordene suas atividades de marketing (produto, preço, promoção e distribuição) para atingir resultados sinérgicos: o total é maior que a soma das partes.
A chave da verdadeira integração é o “conceito de custo total”, que examina as compensações de custos que ocorrem entre e dentro das atividades de marketing e logística. O componente final do conceito de administração de marketing/logística – o lucro da empresa – reconhece a necessidade de se atingir um nível aceitável de lucros a longo prazo. Sob a perspectiva financeira, o meio ótimo de se atingir essa lucratividade pode ser minimizar os custos totais da logística, proporcionando o nível de atendimento ao cliente especificado pela estratégia de marketing e pelas expectativas dos clientes.
2 – DESENVOLVIMENTO
2.1 – A Logística como Arma de Marketing
A