Marketing Viral
Marke'ng viral é uma técnica de marke'ng que tenta explorar redes sociais pré-‐existentes para promover um conhecimento maior de marca, com processos parecidos com o de uma epidemia, um vírus, esta estratégia usa o rápido crescimento para uma explosão de milhares ou milhões de leitores.
COMO INICIAR UMA
CAMPANHA VIRAL?
Para criar um “vírus” da campanha que se quer divulgar, ou seja, para torná-la um viral, é importante ter em mente os seguintes pontos: Livre para visualização, sem custo algum;
Fácil de espalhar;
Utilizar redes já existentes, lista de contatos no e-mail para espalhar;
Que seja única e interessante.
O Marketing Viral depende de pessoas para espalhar sua mensagem a outras pessoas, por isso terá que oferecer conteúdo de qualidade e atrativo, que as pessoas vão naturalmente querer espalhar.
EXEMPLOS:
Assinatura de e–mails:
Assinaturas de e–mail são três ou quatro linhas que colocam em todas as mensagens de e–mail. Assim, toda mensagem enviada leva o nome e endereço para os leitores. Se a informação interessar a outras pessoas além do leitor direto, ela será repassada, multiplicando os leitores e espalhando a assinatura.
Produtos Gratuitos:
O cliente adora não pagar por algum benefício.
Existem sites que disponibilizam amostras grátis, versões reduzidas, alguns dias de experiência, algumas coisas que servem para espalhar o produto e trazer novos visitantes ao site.
Se você gostou deste site, recomende:
Há vários sites que oferecem scripts gratuitos. Uma opção brasileira é o Recomenda. Outra opção é o
Recommend–it, cuja vantagem é oferecer um prêmio para quem quer que faça uma recomendação.
O CASO SPOLETO
Em agosto de 2012 o canal Porta dos