Simulação de negociação
Turma Gristec
Matéria – Negociação e administração de conflitos
Profº FernandoTomaselli
Dupla
Easterly – Reginaldo Pereira
Brims – Caroline Louise Fowler
A Negociação:
A Easterly adotou uma postura na negociação do estilo colaborador e compromete.
Realizei a primeira oferta para a compra do terreno e esperei uma posição da Brims.
Utilizei a estratégia da iniciativa.
No início da negociação, expus de imediato que, caso a Brims construísse uma cafeteria ao lado do Hotel, teríamos um problema com a melhor vista dos quartos e consequentemente prejudicaria as vendas porque deixaria de ser atrativo para os nossos hóspedes.
Em seguida, a Brims ficou interessada e antes de fazer a contraproposta se pronunciou com relação aos benefícios que a Easterly podia ter, caso a negociação fosse concretizada. Foi aí então que percebi que havia um interesse da venda do terreno.
Outro ponto importante que pude observar, foi o fato da Brims não querer comprar uma “briga” judicial, o que poderia lhe trazer vários transtornos, incluindo demora, burocracia e possíveis perdas financeiras em caso de condenação.
Primeira oferta
Easterly $ 150.000,00
Brims $ 165.000,00
Fechamento
Easterly $ 165.000,00
Brims $ 165.000,00
Conclusão
Como comprador, consegui uma negociação considerada rápida, fechar negócio com a Brims e após ouvir dela o interesse de vender o terreno.
Antes da Brims falar sua contraproposta, ela começou a me dizer sobre os benefícios da compra do terreno, como o aumento da área de lazer do hotel ou fazer o que bem entendêssemos no local.
Como minha proposta inicial estava bem perto do que a Brims estava em mente para vender, assim que ela fez a contraproposta que não foi um valor muito absurdo com relação ao que havíamos ofertado, fechamos negócio e assim pude perceber que foi a melhor solução para ambas porque a Easterly não teria mais a preocupação da melhor vista do hotel ser prejudicada e