Marketing viral
O principal objetivo do marketing viral é o de explorar redes sociais que já existem, com o uso de técnicas tem o intuito de causar aumentos na divulgação de produtos/serviços, com custos muito baixos (muitas vezes a custo zero).
O termo “viral” sugere uma epidemia, algo que se espalha com velocidade e contagia a todos, esse é o ideal de qualquer empresa/pessoa que se utiliza dessa técnica.
É, talvez, a forma de comunicação digital que ganhou maior aumento de adeptos nas ultimas décadas, pois desperta a atenção das pessoas com o intuito de se tornar popular.
DESENVOLVIMENTO
O QUE É:
A publicidade viral é uma técnica de marketing que usa uma ferramenta que já existe, principalmente a internet, para apresentar de um jeito fácil e original a marca para o público. Segundo a editora do comunicamos.org, Daniela Santos, “Denomina-se viral por funcionar através do ‘passa palavra' através de e-mails, blogs, sites, etc, logo, funciona tal como um vírus que se vai passando de um utilizador para outro”.
COMO FAZER DAR CERTO:
Criatividade e foco são importantes para qualquer campanha e isso não muda no viral principalmente para espalhar pela web. Tem também que inovar para atrair a atenção do consumidor e funciona melhor com produtos ou serviços inovadores, já que o consumidor terá mais vontade de ver e espalhar algo novo.
Não se pode esperar apenas a propagação do viral, algumas vezes é preciso criar um rumor de algum produto ou serviço que desperte a curiosidade para as pessoas compartilharem com os amigos. Segundo Joana Peixoto “Parece que quanto menos oficial ou comercial for, maior é a probabilidade de a mensagem gerar rumor e, consequentemente, adquirir um caráter viral.”.
Promover a interação do usuário com a campanha pode aumentar as chances de o viral emplacar, já que o usuário vai se sentir mais motivado a passar à mensagem a diante por estar participando da mesma.
“Definição, planejamento, criação e